Portal Alcanede - Ao serviço da Comunidade

José Manuel Gaspar

José Manuel Gaspar

sábado, 31 julho 2010 12:43

A Sociedade que temos

Vivemos numa sociedade em que se complica quase tudo o que visivelmente contribuirá para o desenvolvimento e bem estar da maioria dos cidadãos e se facilita demasiado o que preconiza o contrário e contamina esta sociedade. Vejamos o que diariamente lemos e vemos nos órgãos de informação social, que embora nos pareça por vezes exagerado, penso ser útil no que concerne a chamadas de atenção para reflectirmos a sociedade que temos.

quarta, 10 fevereiro 2010 22:10

Solidariedade

Há já mais de meia dúzia de anos, seguramente, encontrei um artigo num pequeno jornal publicado pela nossa Diocese (Santarém) que muito apreciei e até guardei, como usa dizer-se "religiosamente" !... Trata-se de um artigo que a meu entender, é de dar parabéns ao seu autor, o qual de momento não me lembro quem foi mas que é meritório...

sexta, 18 dezembro 2009 11:08

Instituições sociais da nossa terra

Num artigo (convite a reflexão) feito por Joaquim Santos acerca de importantes temas onde inclui os Bombeiros Voluntários de Alcanede (Instituição), é visível a sua preocupação no que concerne à referida Instituição e governabilidade da mesma e à pouca assiduidade dos sócios nas Assembleias Gerais e nos actos eleitorais. - Refere ainda as muitas Associações: culturais, recreativas, musicais e desportivas, existentes na área da nossa freguesia. - O Joaquim Santos que não desanime, pois o problema que está a viver na Instituição onde está ligado, existe em todas as outras e foi sempre assim!?...

quinta, 19 novembro 2009 14:11

Educação, Instrução, Cultura

São três palavras completamente distintas mas que se interligadas, são muito importantes, senão vejamos a sua tradução:
1ª. - Educação - acto ou efeito de educar / aperfeiçoamento integral de todas a faculdades humanas; 2ª. - Instrução - educação literária e científica / conhecimentos adquiridos; 3ª. - Cultura - desenvolvimento intelectual / saber.

quarta, 16 setembro 2009 03:15

Existem Médicos Suficientes

Várias são as vezes que, até por alguma experiência própria, chego à conclusão que ao contrário daquilo que parece e nos é possível constatar nos Centros de Saúde, os médicos existentes no nosso País serão suficientes para satisfazer as solicitações dos respectivos utentes!... daí não se compreender qual a razão que para se conseguir uma consulta médica num Centro de Saúde Público, leva por vezes... alguns meses de espera.

terça, 01 setembro 2009 01:00

Investimento o Melhor Estimulante Económico

Vou partir de um pressuposto que uma grande parte do meu País tenha possibilidades financeiras para desenvolver na prática, toda a espécie de investimentos (grandes e pequenos).