Portal Alcanede - Ao serviço da Comunidade

Entrevistas

Natural de Marvila, concelho de Santarém, Pedro Santos é desde setembro último, maestro e professor da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho. Em entrevista ao Portal de Alcanede elegeu como grande aposta, a formação na Escola de Música, “é aqui que se define a qualidade da banda e dos seus músicos”.

A presidente da Junta de Alcanede, Cristina Neves, reconheceu em entrevista ao Portal de Alcanede, a necessidade da construção de um pavilhão multiusos e questiona, sem recursos financeiros para essa obra, como é que fazemos? Suspendemos a Expo por 10 anos? No balanço da X edição da mostra empresarial e gastronómica, a autarca deixou claro que a duração do evento poderia ter mais um ou dois dias, mas nem dirigentes associativos, nem empresas mostraram grande abertura para implementar a ideia.

O Movimento Mochila às Costas vai para a estrada no próximo dia 4 de junho e espera trazer na bagagem um pouco da solidariedade das populações de Alcanede e Gançaria. A iniciativa que se tem revelado um sucesso angariou na última edição mais de 2 toneladas de alimentos, 27 kg de brinquedos, 216 kg de roupas, 180 kg de produtos de higiene, e 300 €. O Portal de Alcanede entrevistou Daniela Graça que nos falou do pulsar do evento para este ano que deverá contar com 200 participantes voluntários.

A tomada de posse dos corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, eleitos no passado dia 13 de dezembro de 2015, realiza-se no sábado dia 9 de janeiro, pelas 15 horas, nas instalações da instituição. No cargo desde 2003, a provedora Conceição Gaspar, ocupa no novo elenco diretivo o lugar de presidente da assembleia geral, sendo substituída por Fernando Azinheira.

No passado mês de setembro cumpriu-se o primeiro ano de mandato do novo executivo da Junta de Freguesia de Alcanede liderado por Cristina Neves (PSD). A falta de médicos no Centro de Saúde a revisão do Plano Diretor Municipal, as acessibilidades e os problemas inerentes à Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede, foram alguns dos temas abordados, numa entrevista concedida ao PA.

O Rancho Folclórico das Viegas tem vindo a afirmar-se nos últimos anos no movimento Folclórico Nacional. Em entrevista à presidente do rancho, Sílvia Vieira, a propósito da passagem dos 24 anos de existência do grupo e de mais uma edição do Festival Nacional de Folclore, realizado durante a festa das Viegas. O Portal de Alcanede, foi conhecer os anseios e preocupações do único grupo folclórico da freguesia de Alcanede, que sobrevive de um subsídio anual da junta de freguesia e de receitas provenientes de angariação de fundos. A eventual reativação do Museu Etnográfico do Rancho Folclórico das Viegas é outro dos assuntos abordados nesta entrevista.

A Escola de Dança Desportiva do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira tem, desde o início deste ano, um novo diretor técnico. Júri e treinador nacional, júri internacional e júri na Pro Division, Paulo Paulino é também um dos poucos que detém o nível III, o máximo para treinadores, em Portugal. Perante o novo desafio, o Portal de Alcanede foi ao seu encontro para conhecer melhor o seu percurso profissional, a realidade atual da modalidade e quais as metas que pretende alcançar em Aldeia da Ribeira.

Valverde recebe este sábado, 3 de novembro, a Festa da Minissaia. O concurso, que promete atrair novamente muito público ao Centro Social e Recreativo local, é aguardado com expetativa, dado o sucesso de anos anteriores. A propósito da realização deste espetáculo, o Portal de Alcanede quis saber, junto da organização (CSRV), um pouco mais sobre a 21ª edição.
Mónica Ribeiro foi a porta-voz da organização.

Os BTTegas realizam no próximo dia 30 de setembro de 2012 mais um Passeio da Ponte Romana. A iniciativa, que acontece pela 5ª vez, promete a descoberta de novos trilhos, uma manhã de domingo bem passada e o convívio entre todos os participantes, como disse ao Portal de Alcanede, Tiago Silva, um dos elementos deste grupo de amigos das Bicicletas de Todo-o-Terreno de Viegas.

Já lá vão 18 anos de vida em prol do Rancho Folclórico de Viegas. Além da dança, já desempenhou o cargo de secretária, vice tesoureira, sendo atualmente a tesoureira da coletividade. A paixão pela tradição e a vontade de ajudar a mantê-la viva, são alguns dos motivos que levam a nossa entrevistada a pertencer à “família” do Rancho das Viegas quase há duas décadas.
Em tempo de festa na localidade, o Portal de Alcanede falou com Sílvia Joanaz sobre a atualidade desta instituição da freguesia.

A Zona de Intervenção Florestal de Alcanede (ZIF) tem sido discutida com maior intensidade nas últimas semanas. A Associação de Produtores Florestais da Região de Alcobaça (APFRA), em conjunto com a Junta de Freguesia de Alcanede, tem promovido algumas sessões de esclarecimento aos proprietários de terrenos na freguesia, mas as dúvidas quanto aos benefícios de uma adesão à ZIF de Alcanede ainda são muitas.

Nesse sentido, o Portal de Alcanede falou com Carlos Fernandes. O técnico da APFRA explicou como funciona uma ZIF, e quais os benefícios que esta pode trazer aos aderentes.

Pág. 1 de 6