Banda do Xartinho comemora 70 anos de vida

Decorria o ano de 1945 quando a Banda do Xartinho, fez a sua primeira atuação no lugar dos Mosteiros, freguesia de Alcanede. Os registos históricos apontam a sua fundação para o dia 1 de janeiro de 1944, tendo os seus primeiros estatutos, sido registados em 19 de julho desse mesmo ano, foram fundadores: Albino Artur, Joaquim Lopes e José Lopes.

A efeméride dos 70 anos de existência da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, assinala-se no próximo dia 20 de julho. O programa comemorativo terá início com uma receção na junta de freguesia de Alcanede pelas 9h 30m, seguida de uma homenagem nos cemitérios de Alcanede, Mosteiros e Valverde a todos os músicos e dirigentes falecidos.

A festa de aniversário proporcionará uma tarde repleta de música com um concerto protagonizado pela Banda do Xartinho, dirigida pelo maestro Pedro Andrade, e Sociedade Filarmónica de S. Sebastião - banda convidada - oriunda da Cidade de Rio Maior.

A Sociedade Filarmónica de São Sebastião, atualmente dirigida pelo Maestro David Manuel Carvalho Ferreira, é composta por 35 executantes e tem uma Escola de Música a funcionar em pleno, com 10 alunos.

As comemorações dos 70 anos da colectividade, encerra com um jantar convívio a partir das 19h e 30m.

Confira o cartaz:

Cartaz aniersario xartinho