Paulo Coelho

A maioria alcançada nas eleições Autárquicas 2017 pela candidatura do PSD à Câmara Municipal de Santarém, liderada por Ricardo Gonçalves, permite pela primeira vez, e em 43 anos da história democrática do concelho, que Alcanede tenha um vereador natural da freguesia.

Após um interregno de quatro anos, Manuel Joaquim Vieira regressa à presidência da Junta de Freguesia de Alcanede. A candidatura social-democrata, “Alcanede - Vamos crescer”, obteve 58,10% dos votos nas eleições autárquicas realizadas neste dia 1 de Outubro, resultantes de 1306 votos.

A candidatura do PSD à Junta de Freguesia de Alcanede escolheu a sede da A.R.C.A para a apresentação da lista concorrente às próximas eleições autárquicas. A iniciativa decorreu no dia 15 de Setembro e reuniu cerca de 400 apoiantes num jantar-convívio. A Estrada Nacional 362, a Expo Alcanede e a construção do pavilhão desportivo, foram alguns dos temas em destaque.

Mais de 70 operacionais estiveram, esta tarde, a combater um incêndio florestal em Alqueidão do Mato, freguesia de Alcanede. O alerta foi dado às 16h54 e, além do Bombeiros Voluntários de Alcanede, acorreram ao local as corporações de Torres Novas, Alcanena, Mira d’ Aire, Rio Maior, Minde, Juncal, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Golegã e Pernes.

“Nós não vamos colaborar com ninguém de Alcanede.” Foi esta a frase utilizada, repetidamente, que o Sr. Presidente em gestão corrente da AHBVA usou ontem connosco (via telefone) para justificar o não envio para o Portal de Alcanede de um comunicado dirigido a vários órgãos de comunicação social e do qual o jornal “O Mirante” já fez eco, ontem, na sua página online.

A cada dia que passa a insegurança aumenta na nossa freguesia. Quase todas as semanas, para não dizer quase todos os dias, temos assistido à notícia de que a casa de alguém foi assaltada e, na maioria dos casos, na presença dos seus proprietários! O fenómeno não é novo por aqui e isso deixa-me ainda mais revoltado.

A Escola de Dança Desportiva do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira tem, desde o início deste ano, um novo diretor técnico. Júri e treinador nacional, júri internacional e júri na Pro Division, Paulo Paulino é também um dos poucos que detém o nível III, o máximo para treinadores, em Portugal. Perante o novo desafio, o Portal de Alcanede foi ao seu encontro para conhecer melhor o seu percurso profissional, a realidade atual da modalidade e quais as metas que pretende alcançar em Aldeia da Ribeira.

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques realiza, de 18 a 26 de março, no Centro Escolar de Alcanede e na EB D. Manuel I, em Pernes, mais uma Semana da Leitura e Feira do Livro. A edição deste ano, a 13ª, vai ser preenchida com diversas atividades que têm como objectivo aproximar a população escolar dos livros e fomentar o gosto pela leitura e pelas aventuras literárias.

O convívio foi a nota dominante do encontro motard que assinalou o 10º Aniversário do Grupo “Doidos por Elas”, que reúne amigos de Pé da Pedreira, Barreirinhas, Murteira e Valverde, além de outras localidades, e que têm em comum a paixão pelas duas rodas. A iniciativa decorreu entre os dias 14 e 16 de março de 2014, no Centro Cultural e Recreativo de Pé da Pedreira e contou com 110 inscrições, mais 19 do que em 2013.

Os dois postes de eletricidade que perigosamente ameaçam cair, a qualquer momento, para a estrada, em Ribeira dos Moinhos – Alqueidão do Rei, poderão deixar de ser, em breve, um problema. A promessa é da EDP, em resposta a um pedido de esclarecimentos do Portal de Alcanede, depois de uma chamada de atenção do nosso leitor David Bento no espaço “Cidadão Repórter”, em fevereiro deste ano.

Pág. 1 de 97