17.4 C
Alcanede
10 Dezembro, 2018
Artigos de Opinião

Fotos – Peregrinação Pela Matriz – “Eu Sou Matriz”

O passado dia 16 foi um dia muito especial para a população da freguesia de Alcanede, que, vestindo a cor da paz, se uniu para ajudar na preservação de uma das suas maiores heranças, a Igreja Matriz.

Para a maioria, o dia começou bem cedo, quando, em grupo, deixando as suas terras, caminharam vários quilómetros em direção à vila de Alcanede, transportando uma cruz referente a cada local, simbolizando esta, a dor e o sacrifício. Um sacrifício que nós fazíamos agora pela nossa igreja, mas que Jesus fez outrora por todos nós.

Nunca a Igreja esteve tão cheia. Transbordava de amor, felicidade, caridade e uma união inabalável, uma união na fé, que juntou miúdos e graúdos, todos com o mesmo sentimento de querer fazer mais pela casa que sempre os acolheu e que sempre lhes ensinou a viver em Cristo.

A missa foi emotiva e sentimental, com o extraordinário coro de Vale de Figueira que, com as suas vozes de ouro, animaram a santa Eucaristia e com o nosso queridíssimo Padre Vicente que, na sua homilia tradicionalmente tocante, em frente a um mar branco de almas filantropas, nos incentivava a beijar a nossa cruz, a transigir a aflição, o sofrimento e o pesar, aceitando que a vida não é um mar de rosas e que, de modo a que sejamos felizes, devemos abraçar o nosso destino, colhendo o melhor que ele tem para nos dar.

A missa acabou com o grupo de jovens da Pastoral Juvenil de Alcanede a entoar um hino referente ao projeto “Eu Sou Matriz”, criado por algumas jovens da freguesia. Mas o dia não ficou por aqui. No fim da eucaristia, transvazados de emoção e cansados de tanto caminhar pela manhã, a população teve ainda direito a um almoço partilhado na ARCA e o dia terminou em festa na vila de Alcanede.

Portal Antigo Visualizações: 780


Artigos Relacionados

Portal de Alcanede com nova imagem

Portal Alcanede

Joaquim Victorino: “A política e os políticos nem sempre fazem o que devem, porque lho consentem…!”

Portal Alcanede

Portal de Alcanede 9 Anos depois

Paulo Coelho